A gestão de perdas de água é um dos desafios mais prementes no cenário do saneamento no Brasil. O relatório de 2020 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) revela que o Brasil desperdiça um alarmante 40,1% da água potável que é coletada, com alguns estados atingindo preocupantes 74% de desperdício.

A fim de endereçar essa problemática, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) emitiu a Portaria nº 490, em março de 2021, que condiciona a alocação de recursos públicos federais e o financiamento, tanto por órgãos da União como por entidades sob sua gestão, ao cumprimento de metas de redução de perdas na distribuição de água. O MDR estabeleceu a ousada meta de um índice máximo de perda de água de 25% até 2034 para todos os operadores no país.

Para atingir as metas de universalização delineadas pelo Marco Legal do Saneamento até 2033, os municípios devem incorporar iniciativas em seus projetos voltadas para a redução das perdas de água.

O 10º Seminário Nacional sobre Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o evento mais relevante sobre o tema no Brasil, reúne especialistas de diversas áreas do saneamento do país com o propósito de compartilhar conhecimentos e experiências práticas no enfrentamento das perdas de água e na busca pela eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento contará com seis painéis cuidadosamente planejados para garantir a interação do público, permitindo perguntas aos palestrantes, todos eles renomados especialistas nessas áreas de conhecimento. Os conteúdos apresentados abrangerão tanto aspectos teóricos quanto práticos. Este Seminário é uma iniciativa conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da ABES dedicada a essa temática estratégica.

Objetivos: • Promover a discussão de aspectos técnicos, científicos e institucionais relacionados ao controle e gestão das perdas de água e eficiência energética. • Facilitar a troca de experiências práticas, disseminação e ampliação do conhecimento e de procedimentos já adotados por empresas que atuam na área de saneamento, tanto a nível nacional como internacional. • Desenvolver o conhecimento sobre tecnologias e técnicas de gestão voltadas para a redução de perdas de água e eficiência energética. • Divulgar tecnologias ambientalmente adequadas.

Público-alvo: Profissionais, gestores públicos e privados, professores, pesquisadores e estudantes da área de saneamento ambiental, bem como profissionais de outras áreas interessados na questão e que desejam aprimorar seus conhecimentos nessa temática. Participação da Coester:

A Coester estará presente no painel dedicado aos "Materiais e Tecnologias para Redução de Perdas." Neste painel, empresas compartilharão experiências com diversos materiais e equipamentos para controle operacional que resultaram na redução dos índices de perdas. Os Atuadores Elétricos Coester e Sistemas de Automação contribuem para a gestão sustentável da água e o acesso universal a esse recurso, resultando em processos mais eficientes.

Sobre o evento:

DATA: 8 e 9 de novembro de 2023

HORÁRIO: 9h às 18h (A confirmar)

LOCAL: Plaza São Rafael Hotel - Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: https://seminarioperdas.com.br/inscricoes/

Confira nossas Atualidades

Preencha os dados e receba nossas novidades

Faça Seu Orçamento