Identificação e solução do problema
Após identificar que a maior incidência de falhas ocorria em decorrência da queima das placas eletrônicas dos atuadores, a equipe Coester desenvolveu um modelo com eletrônica interna reduzida, substituindo a maioria dos semicondutores e capacitores das placas de rede e da fonte de alimentação por componentes resistentes a operações com temperatura mínima de 85º C.
Como o principal objetivo do projeto era reduzir ao máximo a geração de calor no interior do invólucro dos atuadores, optou-se por um motor em carcaça externa, projetada para dissipar para o ambiente todo o calor gerado durante a operação. Desta forma, o motor é acionado sem superaquecimento.
A placa de interface com o usuário também foi retirada, pois displays de Cristal Líquido (LCD) não têm performance adequada se expostos a temperaturas altas. De acordo com o Gerente de P&D, Carlos Hennig, reduzir os números de placas e componentes foi fundamental para garantir o aumento do tempo médio entre as falhas. Além disso, os capacitores foram selecionados para operação em temperaturas acima de 105°C.
"Adicionalmente, desenvolvemos jaquetas térmicas exclusivas a fim de ampliar a barreira térmica para os componentes. As jaquetas envolveram o invólucro da carcaça de alumínio do atuador, protegendo a integridade do circuito eletrônico", destaca Henning.
Desenvolvimento do projeto
Os testes de campo partiram com o primeiro fornecimento de seis atuadores elétricos para aplicação em dois fornos, sendo quatro laterais e dois de topo. Junto à equipe do projeto, desenvolvimento e assistência técnica, foram realizados os serviços de levantamento de campo, projeto, fabricação das adaptações, acompanhamento de montagem, configuração, startup, comissionamento, testes, regulagens, comissionamento da rede e pós-vendas. Com o sucesso do projeto-piloto, a Coester forneceu o segundo lote de 50 atuadores elétricos.
Aplicação garantida
A solução customizada desenvolvida pela Coester atendeu plenamente os requisitos do cliente. Desde os fornecimentos originais não se fez necessário a aquisição de itens sobressalentes, seja de ordem elétrica, eletrônica ou mecânica. O que evidencia a robustez do equipamento e o efetivo impacto positivo na eficiência operacional e de custos de manutenção.


