Segundo relatório da ONU de 2020, mais de 4,2 bilhões de pessoas vivem sem acesso a saneamento básico no mundo. A universalização do acesso a água e ao tratamento de esgoto, previsto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, é um dos desafios mais audaciosos deste século.

Apesar de se configurar como um um direito, de acordo com dados da Pnad/IBGE de 2018, somente 66% das residências brasileiras tem acesso a rede de esgoto. Visando mudar este cenário, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovado, em 2020, buscando universalizar e qualificar a prestação dos serviços do setor até 2033.

Além do grande número de pessoas sem acesso ao serviço, o país apresenta alto índice de perdas na distribuição, passando de 36,7% em 2015, para 38,45% em 2018. Para enfrentar o problema, são necessárias soluções tecnológicas automatizadas e eficientes.

A Coester Automação, fabricante de equipamentos para o setor de saneamento, possui expertise no desenvolvimento de sistemas de automação utilizando tecnologias avançadas de redes digitais.

Este know-how é complementado pela tradição e experiência na manufatura de componentes eletromecânicos para motorização de válvulas, dampers e comportas, bem como redutores, conectores e controladores. Plantas automatizadas com equipamentos Coester obtém diagnósticos avançados sobre distribuição de água e esgoto, identificação de falhas, interrupções e anomalias existentes nas redes instaladas. Dados confiáveis e sistemas inteligentes proporcionam padronização e agilidade nos processos, o que resulta em menos perdas de água e prejuízos para operadores, empresas e consumidores finais.

Fontes: https://news.un.org/pt/story/2020/11/1733352 “Perdas de Água 2020 (ano base 2018) – Desafios à disponibilidade hídrica e necessidade de avanço na eficiência do Saneamento”

Confira nossas Atualidades

Preencha os dados e receba nossas novidades

Faça Seu Orçamento