A Coester concluiu a modernização do sistema de automação e controle da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas (RS), em parceria com a Corsan. O projeto representa um marco para a eficiência operacional e a qualidade do abastecimento de água no município.

A modernização realizada pela Coester trouxe ganhos expressivos em confiabilidade, eficiência e sustentabilidade. O novo sistema permite maior precisão no tratamento da água, reduzindo intervenções manuais, otimizando o consumo de energia e possibilitando monitoramento remoto em tempo real. Além disso, a automação possibilita rápida detecção de anomalias, como vazamentos, contribuindo para o combate às perdas de água tratada.

O gerente de operações da Corsan, Cristiano Cardoso Locatelli, observa que a automatização é um marco para a eficiência operacional e a qualidade da água no município. “Essa modernização garante maior precisão e frequência no processo de limpeza, reduzindo perdas de água tratada, economizando energia e minimizando intervenções manuais. Como resultado, elevamos a confiabilidade do tratamento, para garantir água com padrão de potabilidade ainda mais rigoroso para a população, além de potencializar recursos e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade e a excelência no saneamento básico”, afirma.

Escopo de fornecimento da Coester:

  • Manutenção geral em 29 atuadores elétricos danificados pelas enchentes de 2024.

  • Fornecimento e instalação de aproximadamente 3.000 metros de cabos de alimentação, controle e rede.

  • Fornecimento e instalação de prensa cabos em todos os atuadores, adequando o grau de proteção dos equipamentos e evitando a entrada de água.

  • Transformação dos atuadores, que operavam originalmente por painel eletromecânico, para operação via painel de automação.

  • Revitalização total do painel de alimentação e controle existente.

  • Projeto, fornecimento e instalação de painéis novos para IHM’s.

  • Fornecimento de todo o material de automação, incluindo CLP’s, módulos de I/O analógicos e digitais, switches, IHM’s e roteador de sinal.

  • Desenvolvimento das aplicações de CLP e IHM’s.

  • Fornecimento e integração de sensores de nível ultrassônicos.

  • Posta em marcha do sistema.

Com essa entrega, a Coester reafirma sua atuação como parceira estratégica em projetos de automação para o saneamento, desenvolvendo soluções que aliam tecnologia, confiabilidade e sustentabilidade para transformar serviços essenciais.

Confira nossas Atualidades

Preencha os dados e receba nossas novidades

Faça Seu Orçamento